domingo, 20 de julho de 2014

Cão lambendo as patas sem parar.

Já algum tempo meus cães apresentaram um comportamento que me tem me deixado preocupado, pois eles vem lambendo com bastante frequência as patas. Já levei para vários veterinários e nenhum soube dizer ao certo o que era. Entretanto em pesquisas na internet encontrei algumas possibilidades que me serviram de ajuda a resolver o problema. 

Fungo de Grama.
Em casas que tem gramado é muito comum ter esse fungo com isso o cão em contato com esta grama pode aparecer algumas micoses.

Stress.
Cães muito solitários e cães que não tem atividades regulares como passear com o seu dono ao menos 1 vez por dia podem apresentar esse tipo de Tic.

Micoses em Geral.
É muito comum aparecimento de vermelhidão entre os dedos e coceiras.

O que fazer para resolver o problema?
Em meu caso eu fiz algumas aplicações de cetoconazol POMADA/CREME e o problema veio a resolver.
Ver mais...
Procure sempre seu veterinário de Confiança

Catarro canino e problemas na respiração do cão.

O meu cão algumas vezes fica fazendo um barulho estranho como se quisesse escarrar :


O que devo fazer?

Cloridrato de Ambroxol ou Acetilcisteina ( Farmácia de Humano) de 40mg  é uma boa opção.

Já tive também este problema com o meu cão. Este sintoma também é muito comum em cães que moram com pessoas fumantes, ou em épocas de clima seco. É sempre bom ter em casa um expectorante do tipo xarope. Gosto muito do Acetilcisteina e também uso o Cloridrato de Ambroxol (Ambroxmel) são extremamente  eficazes.

É uma situação aparentemente desesperadora uma vez o cão aparenta estar morrendo.
 
O procedimento é suspender as patas traseiras deixando-o de ponta-cabeça fazendo com que o 'catarro' ou o que está incomodando saiam das vias respiratórias e imediatamente colocar uma colher de sopa do acetilcisteina ou Cloridrato de Ambroxol na boca do cão, cuidado apenas para que o seu cão não se engasgue com o expectorante porém como o mesmo se encontrará de ponta cabeça a probabilidade disto ocorrer é menor.

O sintoma parará instantaneamente!

É impressionante como este procedimento funciona. Tem que ser feito muito rápido e não pode demorar. Por isto tenha sempre a vista alguns frascos desses Expectorantes espalhados pela casa pois eles podem salvar a vida do seu cão.
 
Por incrível que pareça certa vez vi um vídeo no Youtube mostrando uma outra alternativa muito interessante que também fez com que o parasse, que é mantendo a boca do cão aberta coloca a mão diretamente no focinho do cão, fazendo com que o mesmo passe a respirar pela boca e não pelo nariz. Parece estranho mas isso no vídeo funcionou. Mas mesmo assim aconselho sempre ter em casa esse tipo de xarope pois mesmo depois de passar os sintomas ele pode ser utilizado para dar uma geral no sistema respiratório do seu cão. 
 
Não sou veterinário mas, assim como remédio de verme que deve ser dado de tempos em tempos animais que já tiveram esse tipo de situação deve-se também pelo menos de tempos em tempos dar uma colherzinha desse xarope (3 em 3 meses). Entretanto é muito importante salienta a questão de pessoas fumantes nunca fumarem próximo de seus cães e climas muito secos.